domingo, 25 de novembro de 2012

AMOR E CRIATIVIDADE: A Tecnologia de Ontem, Hoje e Sempre


Com o decorrer dos anos o processo ensino-aprendizagem evoluiu muito. Com o advento do computador novas ferramentas didáticas estão sendo aplicadas como, por exemplo, a internet que contribuiu com essa evolução proporcionando, entre outras coisas, o Ensino à Distância. Esse cenário apesar de extremamente positivo criou o Senso Comum de que hoje é praticamente impossível alguém estudar sem o auxílio do computador.

Esse Senso Comum tem causado uma grande inquietação no coração dos irmãos responsáveis pela Educação Cristã das Igrejas que possuem poucos recursos financeiros para investir em novas tecnologias: Como fazer para dinamizar as aulas e fazê-las atraentes sem um computador? Como atrair os alunos para o estudo da Palavra de Deus sem internet?

A resposta para essa inquietação está na práxis dos educadores cristãos que Deus tem usado ao longo dos tempos para nos abençoar nas classes de Escola Bíblica Dominical, na Divisão de Crescimento Cristão, entre outras reuniões de estudos bíblicos. São os verdadeiros “tecnólogos do saber” que ainda utilizam revista-texto, quadro de giz, cartazes, retroprojetor, rádio, mural didático, quadro de pregas, entre outros, com bastante eficiência.

A força motriz que os impulsiona é o AMOR a Deus e aos seus alunos aliado à CRIATIVIDADE. Na instrumentalidade do Espírito Santo esses homens e mulheres, servos de Deus, se permitem ir além das limitações materiais, cumprindo o conselho de Salomão “Tudo o que está ao alcance de tua mão, faça-o segundo suas forças; porque, na sepultura aonde vais, não há obra, nem trabalho, nem ciência, nem sabedoria” (Eclesiastes 9.10).

Essas mesmas ferramentas estão à nossa disposição, apesar de serem vistas por alguns como antiquadas, podem e devem ser usadas com AMOR E CRIATIVIDADE.

O Senhor continua a nos fazer a mesma pergunta que fez a Moisés em Êxodo 4.2 “Que é isso que tens em tua mão? Ele respondeu: Uma vara”. Com uma vara Deus usou poderosamente Moisés para abençoar o Seu povo. O que você tem nas mãos educador cristão?

Deus, na pessoa do Espírito Santo, sempre foi, é e continuará sendo a grande fonte de inspiração para aqueles que querem servi-lo de todo o coração.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho no Senhor não é vão” (1 Coríntios 15.58).


Lucimery de Santana Oliveira
Igreja Batista Memorial em São João de Meriti
Educadora Religiosa. Pós-graduada em Educação Religiosa (CIEM – Centro Integrado  de Educação e Missões) .  Pós-graduada em Teologia Contemporânea (FATEP – Faculdade Teológica da Pavuna). Bacharel em Teologia (FATEP).
(Revista Educador da CBB - 1T12) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário