segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O PAPEL DA EDUCAÇÃO

 Temos visto e ouvido e pesquisado sobre: O que é Educação? Qual seu papel na vida do cidadão? Qual o caminho que temos e que podemos escolher seguir? É válido pensar e é preciso definir o que é educação, mas, o que temos de saber é que a educação é necessária, pois nos ajuda a nos encontrar dentro da sociedade.  É válido pensar que uma criança que não passe pela escola, se senta inferior aos outros. Educação não é apenas o que aprendemos em ambiente escolar, mas também o que aprendemos o meio familiar, religioso, na rua, por onde quer passamos, aprendemos a nos encontrar no meio do mundo, aprendemos a pensar, a refletir, a criticar o que vemos, ouvimos, o que vamos encontrar pela vida. Neste papel precisamos saber onde nós os educadores nos encontramos. É preciso ter a consciência que não somos detentores do saber, mas que somos ponte para que o educando encontre este saber.

Podemos dividir este papel em algumas partes importantes. É preciso saber que a Educação Escolar tem como compromisso levar o aluno a encontrar-se no mundo, e que ele possa somar sua aprendizagem com a bagagem trazida no longo da sua vida, mas também com o conhecimento do próprio ser, pois só assim, o educando poderá ser crítico de sua sociedade, é também crítico de si mesmo, pois ele mesmo poderá se auto-avaliar, assim entendendo o que deve ou não continuar fazendo em sua vida, seja ela escolar ou familiar. Com esta prática a criança ou adolescente e até mesmo o adulto, que está sendo preparado para ser um pesquisador, ser um crítico no sentido de buscar entender o que é bom ou ruim para ele alcançará o conhecimento.

Queremos chamar a atenção para algumas formas que a Educação poderá desenvolver seu papel. Uma delas é através do desenvolvimento dos quatro pilares da educação:

O primeiro é  “aprende a conhecer” - É muito abrangente, pois dá ao educando e ao educador, um amplo espaço para se desenvolver, pois eles precisam inserir em suas vidas, o conhecer, o buscar, o pesquisar em todos os sentidos da sua vida. Isto significa uma busca constante.

O segundo é “aprender a conviver” - É uma das coisas mais importantes da vida do ser humano, pois quando não sabemos conviver com o outro, seremos pessoas egoístas, individualistas, e não conseguiremos viver em sociedade. É preciso ter a convicção de que ninguém vive sozinho. Em uma sala de aula, há crianças com muitas histórias de vida, muitas culturas, muitas diferenças sociais. Isto acaba deixando algumas de fora, hora porque não se sentem parte do grupo, hora porque o grupo não as deixa fazer parte.

O terceiro é “ aprender a fazer” - Significa que depois de buscar e pesquisar, é preciso que o educando e o educador faça aquilo que lhe está sendo pedido. Quando colocamos o educador, é porque para ele também precisa ser uma prática, pois não podemos exigir do aluno algo que não temos como prática.

Nosso quarto pilar da educação é “aprende a ser” -  Isto nos dá a amplidão da vida, o que somos, ou como somos. Para aprender a ser, é preciso um exercício diário de autoconhecimento, um exercício de autocrítica, mas também é preciso entender-se como ser igual aos outros, é preciso que o ser humano fique atento a  sua auto-estima, pois se ele se achar superior ou inferior a outros,  dará, uma falsa idéia de quem ele é.

Nessa trajetória é preciso, para desenvolvermos um bom  papel na Educação, sermos educadores pesquisadores. Isto significa buscar... Indagar... Estar a cada momento abertos para as mudanças, buscar entender cada geração, com suas particularidades, entender que a forma de vida de hoje é diferente da geração de vinte ou trinta anos atrás. É preciso renovar, ou seja reciclar os conhecimentos e incentivar cada educando a buscar o conhecimento de forma que isto seja relevante para a sua vida. È preciso sempre ter consciência sobre a diversidade cultural.

É também papel da educação levar em consideração a cultura do educando, pois nisto também diferencia a aprendizagem, é preciso e necessário levar em conta as culturas regionais, familiares. É preciso saber que cada um tem seus hábitos, crenças e comportamento, forma de pronúncia das palavras, e seus significados (a mesma palavra em cada região tem diferentes significados).

A Educação tem como papel decisivo e importante, fazer com que a inclusão Social, aconteça de fato, mas o que é inclusão social?É resultado de um processo de acumulação de necessidades históricas, e este acúmulo de necessidades resulta nas transformações que vem ocorrendo na sociedade”. (Revista Inclusão Social).

Esta definição nos dá algumas verdades da realidade de muitos dos nossos estudantes. É preciso entender, compreender sua forma de vida, de visão do mundo, porque muitos deles não conseguem entender o que se diz na escola, porque não fazem parte daquela realidade. Por exemplo: um aluno que mora em uma instituição, um Lar de Crianças, ela muitas dificuldades no contexto escolar. Ela se sente diferente de seus colegas, suas limitações econômicas falam muito alto. Eles não conseguem fazer amizades com alguém que tem dinheiro para comprar o lanche todos os dias.

A inclusão social não pode ser confundida com meramente dar algo a uma criança ou a um estudante, mas sim fazer com que o aluno se sinta parte da escola, se sinta parte da sociedade, para isso podemos contar com a ajuda de profissionais qualificados, como psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, que auxiliarão os educadores.

A inclusão social não pode ser confundida com meramente dar algo a uma criança ou a um estudante, mas sim fazer com que o aluno se sinta parte da escola, se sinta parte da sociedade

Vale à pena lembrar que o que leva um estudante a se sentir excluído ou de fato ser excluído pelos outros, algo muito comum, é a diferença racial, social, crianças de instituições, opções sexuais.

Outro papel que se destaca na educação, é a integralidade do ser humano, isto significa, desenvolver o educando no sentido integral, ou seja, emocional, físico e espiritual. É preciso perceber o ser humano em todos os aspectos de sua vida. Se seu físico não estiver bem, seu emocional sentirá. Quando seu emocional não estiver bem, ele será afetado espiritualmente e seu lado cognitivo sofrerá.

Em nossos dias temos como auxiliares: a internet, os cursos superiores a distância, temos um aparato tecnológico grande, para que cada dia mais, tanto alunos como professores, usem isto para somar a aprendizagem. Através da pesquisa, da crítica, chegar a um ponto necessário para ser um pesquisador e crítico de si mesmo, do ensino, da sociedade, mas sobretudo, que possa aprender a ser.

Concluímos então que o papel da educação não é meramente fazer de conta que alguém ensina e o outro aprende. Não é seguir metas, ou preencher relatórios. O papel da educação é construir conhecimento, somando ao conhecimento já adquirido. É estar preocupado com o ser humano integral, ou seja, em todos os sentidos de sua vida. É ver e rever os conceitos já existentes, e também trazer de volta os conceitos que já existiam, mas que podem ser reutilizados com a linguagem própria dos nossos dias.

É preciso reciclar o conhecimento e não deixar de dar autonomia para que o educando, tome suas decisões. Dar a cada um deles trabalhos que sejam relevantes, que os levem a refletir, e criticar o que já aconteceu, levando-os a perceberem  as mudanças que é preciso realizar em seus dias. É preciso dizer a nossos alunos que eles são capazes. Não ficar apenas em palavras.  Nossas ações precisam mostrar que eles podem tomar suas decisões. Como educadores, precisamos mostrar quais são os caminhos, que eles precisam trilhar. Quando tomarem decisões erradas, não podemos  simplesmente criticá-los, mas sim mostrar a cada um que  é preciso continuar trilhando o caminho do conhecimento.

Marjorie Esquina Navarro
Pedagoga, Missionária da Junta de Missões Nacionais.
Trabalha como Educadora Social no Lar David Gomes em Barreiras, BA

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