Enquanto ouvia as explicações do Projeto Evangelístico Joga Limpo Brasil para a Copa 2014 na cidade de Manaus e o missionário mostrava as diretrizes que as igrejas devem realizar antes, durante e depois deste evento para que sejam disseminados no Brasil os princípios bíblicos que farão frente aos problemas sociais de nosso país, os quais estão relacionados com a cidadania, família, infância, ecologia e direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, pacifica e harmônica. Meu cérebro fazia conexões.
Conexão deste Projeto
Joga Limpo Brasil com alguns projetos de nossas igrejas como: Ação social,
missões, evangelismo, integração, recepção e outros que necessitam desta visão.
Conexão com nossa vida, enquanto pais, professores, diáconos, pastores, crentes
e responsáveis que somos por esta sociedade, também precisamos desta visão.
Conexão com o Projeto que teve origem com os ensinos de Deus ao seu povo, para
que tivessem êxito pleno em sua vida: A Educação Cristã.
Jogando francamente, reconheço e congratulo-me
com o crescimento da nossa Educação Cristã rumo à promoção do homem. Reconheço
o avanço dos nossos educadores cristãos no ramo da capacitação, da pesquisa, do
conhecimento, da comunicação, do uso dos recursos tecnológicos que temos hoje,
visando uma intervenção transformadora e integral do homem. Porém, quero
destacar: A dinâmica da Educação Cristã está em nossa vida.
Com esta matéria:
“Jogo Franco na Educação Cristã” desejo refletir sobre o que achamos que é
importante e aquilo que realmente é importante na Educação Cristã. Ela nasceu
no coração de Deus para o mundo perdido. Uma educação planejada, sistemática, contínua,
arrojada e gigantesca. É um plano educacional divino para
transformação da humanidade, começando por aquele que ensina. A Educação
Cristã inovadora e renovadora enfatiza a reflexão e a verdade (joga limpo),
pois, está inserida em uma sociedade que exige resposta as suas mazelas socais
e nos impõe a obrigação de respondermos estas questões a luz da bíblia.
A
pedagogia de Deus é extraordinária, impossível descrever, infalível e
libertadora. Todas as abordagens educacionais que se cerca a história procedem
da Bíblia, dela derivam-se os parâmetros básicos da educação.
Contemplando
o Antigo Testamento podemos dizer que Deus jogava limpo e de forma franca com o
povo. Ele falava para seu povo como deveria proceder para serem bem sucedidos e
um referencial para os outros povos. “Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus,
que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus
estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu
Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.”(Deuteronômio 30:16) “E os filhos são de
semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás:
Assim diz o Senhor DEUS” (Ezequiel 2:4). Os ensinamentos eram repassados para o povo, sacerdotes e
profetas diretamente por Deus e as famílias repassavam as gerações de modo
formal, informal, público ou pessoal. “Farei lembrado o teu nome de geração em
geração; por isso os povos te louvarão eternamente.” (Salmo 45:17). Eles não deviam meramente escutar, mas guardar, viver e
repassar as gerações.
Os princípios de Deus não mudaram. Cabe a igreja fazer uso da Educação
Cristã para transmitir os ensinamentos da Palavra de Deus para que a sociedade
seja bem sucedida. Fazer frente aos problemas sociais é responsabilidade da igreja.
“E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas
necessárias, para que não sejam infrutuosos” (Tito 3:1)
A Educação Cristã no Novo Testamento não perde os princípios
pedagógicos do Antigo Testamento. Deus continua falando através de João
Batista, Jesus Cristo, seus discípulos e os escritos destes, é uma
continuidade. Jesus foi ao templo com
sua família ouviu e interrogou os doutores sobre estes ensinamentos, (Lucas 2:46)
também percebemos que o ensino familiar continua
sendo repassada no N.T (2 Tim.1:5) a fé não fingida do jovem Timóteo habitou
primeiro em Lóide sua avó e Eunice sua
mãe.
Encontramos um ensino voltado para a proclamação (Atos 1:4), o
povo é desafiado a uma transformação de vida por Jesus e seus discípulos. Seus
ensinamentos marcavam e transformavam vidas. “E desceu a Cafarnaum,
cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam de seus
ensinamentos, porque a sua palavra era com autoridade.” (Lucas 4:31-32) A transformação precisava continuar! A Educação Cristã
é prática e multiplicadora, se não está acontecendo esta transmissão, algo está
faltando na Educação Cristã. “O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que
também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu
Filho Jesus Cristo.”(1
João 1:3) “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste,
confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:2)
O
foco da Educação Cristã foi e sempre será a formação integral do homem, esta
proposta é a de Jesus,
a transformação do seu aspecto físico, quanto ao cuidado consigo mesmo como
templo do Espírito Santo que é; do seu emocional quanto ao seu equilíbrio
dentro da sociedade; do seu intelectual e conhecimento que ele tem e como
usá-lo; do seu social, como o homem deve se relacionar em cada situação dentro
da sociedade e do espiritual, o seu relacionamento com Deus. Esta é a Educação
Cristã ideal.
Foi seguindo este exemplo de proclamação, transformação e ensino
que a Escola Dominical
foi modelado em 1780 pelo jornalista Robert Raikes na Inglaterra, proprietário do Gloucester
Journal. Ele se importava com o rumo das crianças em sua sociedade, como a
degradação moral estava as atingindo e que um dos fatores para aumentar esta
situação era a falta de educação secular
e principalmente a cristã. Então, Raikes organizou uma escola que funcionaria
aos domingos, e não cuidaria
apenas da educação secular, mas daria também a educação cristã, tendo a Bíblia
como livro-texto. Nossa preocupação hoje
continua a mesma?
Jogo Franco na Educação Cristã nos desafia a levarmos o ensino de forma
que adentre aos corações, que aqueça a alma daqueles que nos ouvem, a falarmos
daquilo que de fato é essencial para as nossas vidas e a constituirmos
discípulos. “Tu, porém, tens seguido a
minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência” (2 Timóteo 3:10)
Tive
professores que marcaram minha vida de forma positiva e negativa. Os que marcaram
positivamente, seu procedimento falava mais alto do que as aulas. A vida deles
era um ensino para mim. Sua paciência, atenção, cuidado, carinho, respeito, e
simplesmente valorizar o que eu falava fazia o diferencial. Inspiravam-me a
amar a educação, ensinavam com o coração, despertavam em mim o desejo de
imitá-los, sentia que jogavam limpo comigo, que se preocupavam comigo, antes,
durante e depois que eu saísse do âmbito escolar.
Comecei ensinando aos 12 anos em
uma classe de Boas Novas, depois ensinei diversas faixas etárias na igreja: Crianças,
pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos. Fui ao Seminário fiz Educação
Religiosa, depois Teologia, casei-me com pastor, tenho ministrado aulas em
escolas publicas e particulares, especialmente Batistas, por 20 anos tenho
trabalhado com a Educação Cristã do Ensino Fundamental ao Médio, inúmeras vezes
ensinei em Faculdades Teológicas para formandos em Teologia e Educação
Religioso. Mas uma única coisa eu e meus
alunos queríamos sem exceção: Que vivêssemos o que fora ensinado.
Desejo veementemente
que nós fazedores da Educação Cristã, na igreja (Escola Dominical ou outros
momentos) ou na escola (pública ou privada) façamos uso dos parâmetros deixados
por Deus em sua Palavra. Estejamos jogando limpo assim como Ele fez com o seu
povo: “Fala a toda a congregação dos
filhos de Israel, e dize-lhes: Santo sereis, porque eu, o Senhor vosso, sou
santo.” (Levítico 19:2) Os discípulos também ensinaram o que aprenderam com o MESTRE (1Pedro 1:15) “Mas, como é santo aquele que vos
chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;”
É essencial que
tenhamos habilidade para o ensino, que sejamos comprometidos com nosso serviço,
que façamos o planejamento das nossas aulas, que tenhamos esmero no ensino, que
emane de nós toda a criatividade, que façamos uso de todos os recursos para a ministração
de nossas aulas, sim, tudo isso se faz necessário realmente. Mas que, sobretudo
impactemos nossos alunos e a sociedade com nossa vida consagrada ao Senhor. Eles
dependem de nós!
Deus colocou em nossas
mãos a Educação Cristã como um tesouro para darmos continuidade ao seu projeto
pedagógico de salvação e transformação do homem. “Temos, porém, este
tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não
de nós.” (2 Coríntios 4:7) Jamais podemos
achar que já realizamos tudo e que estamos plenamente preparados. Deus nos dá
capacidade e oportunidade para fazermos com excelência e zelo a Educação Cristã
para impactar vidas diante do Senhor diante dos homens. “Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor,
mas também diante dos homens.” (2 Coríntios 8:20, 21)
Orelina Pinheiro de Barros
Segunda Igreja Batista de Manaus, AM
Educadora Religiosa, Bacharel em Teologia, Pós
graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Coordena o Ministério de
Missões da SIB Manaus, Palestrante em Igrejas e Seminários sobre Missões
Transculturais.
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