terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MOTIVADO PARA VENCER

Para formar vencedores, o líder, precisa ele mesmo, ser um vencedor. O presente artigo é uma ferramenta para ajudá-lo nesta dupla tarefa: ser um líder vencedor e formar vencedores.

A  pergunta que se faz é: O que motiva o ser humano?
MOTIVAR significa ter motivos, ter razões para fazer uma coisa ou deixar de fazer.

I - O QUE CARACTERIZA O SER HUMANO?

DUAS CARACTERÍSTICAS:

1. INTELIGÊNCIA:
             A Inteligência é o farol que ilumina o caminho. A Inteligência não nos faz caminhar. Ela nos dá a capacidade de discernir. A Inteligência não é livre. É livre só na sua criação. Não é absolutamente livre. Ela serve para    discernir o que eu devo ou não devo fazer. Ela é estática. Inteligência é a capacidade de vencer obstáculos. Todos são inteligentes.

2. VONTADE:
O homem é um ser que promove atos volitivos. Estes atos de vontade são absolutamente livres. O atributo da liberdade é um atributo da vontade, não da inteligência. Embora a inteligência me mostre o que eu devo fazer a minha vontade pode resolver fazer ou não fazer. O homem é o único animal capaz de fazer greve de fome. Ela é simbólica porque é um ato da vontade acima da própria inteligência.
            - muita gente é fraca de vontade
            - desenvolver a inteligência pela via da vontade
            - todos somos “ótimos começadores”e “péssimos terminadores”
            - não temos vontade sustentada
            - é preciso voltar a querer
Modernamente, o homem é mais VONTADE do que INTELIGÊNCIA.

II - QUANDO EU SOU INTELIGENTE E QUANDO EU SOU LIVRE?

1. O passado não nos pertence mais. Eu não sou livre nem inteligente no meu passado. O passado pertence à história. Já era! Um segundo, um minuto, 20 anos. Já era.
2. As pesquisas francesas dizem que nós passamos 70% do tempo revivendo o passado com sentimentos de culpa.
3. O futuro, da mesma maneira, não me pertence, seja 1 minuto, 1 hora ou 20 anos à frente. Ainda não me pertence, pertence à prospecção.
4. As pesquisas francesas provam que nós passa,os 25% do tempo antevivendo o futuro com:
 a) ansiedade - Não sou capaz! Não vou conseguir! Não foi uma cegonha que me trouxe, foi um corvo. Tudo é ruim para mim!
   b) devaneio - o devaneio é muito bonito, quando a gente é adolescente. Devaneio significa “sonhar acordado”.
5. Se 1 minuto atrás não me pertence, se 1 minuto à frente não me pertence, quando é que eu sou, quando é que eu existo?











6. Viver é portanto, debruçar toda a inteligência e toda vontade no instante presente, no momento presente   Instante. Momento.----> O mais curto é a vida! Só isto!
7. As pesquisas franceses dizem que a maioria das pessoas  vivem apenas 5% no presente. A vida só vai para a frente. A vida nunca pára. A vida nunca volta. Sempre vai.
8. Ninguém tem o direito de se economizar! Viver é concentrar toda a inteligência e toda a vontade dirigidas ao momento presente.

“ Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” (Mt 10:39)
Raramente vivemos no presente. Ou estamos no passado, ou no futuro. Não nos concentramos no presente.

III - FAZER “O QUE” NO INSTANTE PRESENTE? JÁ QUE VIVER É CONCENTRAR TODA A MINHA VONTADE NO INSTANTE PRESENTE.

Só somos inteligentes e livres (vontade) no instante presente, no “aqui e agora”.
Para que serve a Inteligência?
Tudo o que fazemos na vida pode ser classificado em:

1. ESSENCIAL - É aquilo que eu posso fazer imediatamente já. É aquilo que vai me levar ao  meu objetivo de vida.
2. IMPORTANTE - É aquilo que eu devo fazer. Depois que eu já tiver feito aquilo que havia antes considerado como ESSENCIAL.
3. ACIDENTAL - É aquilo que devo fazer depois que eu já tiver feito aquilo que eu já havia antes considerado como IMPORTANTE, como ESSENCIAL. Eu  só tenho tempo para o ESSENCIAL. Eu só vou fazer o IMPORTANTE quando o IMPORTANTE torna-se ESSENCIAL.
Exemplo:
- Aos 10 anos de idade, saber se vou casar com tapete ou sem tapete é ACIDENTAL .Perto do casamento é             IMPORTANTE  saber se será com tapete ou sem tapete
- No dia do casamento, é absolutamente ESSENCIAL definir se o casamento será com tapete, ou sem tapete.
O que é ACIDENTAL pode tornar-se IMPORTANTE. O IMPORTANTE vai se tornar ESSENCIAL.
Na maioria das vezes nós invertemos a ordem das coisas: Ao invés de termos: 1) ESSENCIAL; 2) IMPORTANTE; ACIDENTAL; priorizamos o 1) ACIDENTAL; 2) IMPORTANTE; 3) ESSENCIAL

Há pessoas que estão sempre fazendo o ACIDENTAL ( vivem acidentalmente), raramente fazem o IMPORTANTE e nunca fazem o ESSENCIAL.







Nós só temos tempo para fazer uma coisa de cada vez. Só temos tempo para o ESSENCIAL. Nem para o IMPORTANTE, nem para o ACIDENTAL.

RESUMO: “VIVER É CONCENTRAR TODA A VONTADE E TODA A INTELIGÊNCIA DIRIGIDAS AO ESSENCIAL NO MOMENTO PRESENTE. “

- Se colocar meia Inteligência e toda Vontade dirigidas ao ESSENCIAL, não estarei vivendo
- Toda a Inteligência e meia Vontade no momento presente, no ESSENCIAL, também não estarei vivendo
- Toda a Inteligência e toda Vontade dirigidas ao IMPORTANTE, no momento presente, não estarei vivendo
- Se colocar toda a Inteligência e toda a Vontade dirigidas ao ESSENCIAL, no momento que não seja o presente, também não estarei vivendo.

IV - O QUE É VIVER? VIVER É TRABALHAR.

1. Das 24 horas do dia ( todos temos 24 horas - nenhum alcoólatra do trabalho tem um dia de 28 horas para trabalhar mais. Nenhum alcoólatra do ócio tem um dia de 20 horas para trabalhar menos) teoricamente divididos em três grandes grupos de 8 horas:










 2. Não tenho domínio sobre as horas de repouso, não domino a Inteligência e a Vontade. Só tenho domínio precedente: decido o que precisa/vai ser feito antes de eu dormir.

3. As 8 horas de atividades gerais são muito diversificadas, partidas, espalhadas, dispersas, são despedaçadas.

4. As 8 horas de trabalho são as horas mais concentradas e úteis do dia para usufruir de todas as potencialidades humanas. Nelas podemos/devemos concentrar toda a Inteligência e toda a Vontade naquilo que é ESSENCIAL.










6. Uma pessoa realizada é uma pessoa conhecida não por suas características pessoais, mas pelo que ela faz. As pessoas são reconhecidas pelas 8 melhores horas de trabalho multiplicadas pelos melhores 35 anos de vida.

7. Nossa missão/função é transformar as 8 melhores horas do dia em horas de realização, crescimento e desenvolvimento pessoal. Não de inveja, fofoca, ansiedade.








8. Viver é aplicar toda Inteligência e toda a Vontade naquilo que é ESSENCIAL no momento presente. (Eclesiastes 3:1-22)

9. Viver é “QUERER VIVER O INSTANTE PRESENTE”

V - SOMOS SERES SENSÍVEIS

1. Ninguém é uma linha reta.

















A linha (2) deve ser a nossa normalidade pela força da Inteligência e da Vontade. Ninguém consegue viver em “ALTA”o tempo todo ou  deveria se permitir viver em “BAIXA” o tempo todo.
Devemos usar a Inteligência e, sobre tudo, a Vontade para viver uma vida equilibrada

VI - CONSELHOS FINAIS

1. É preciso ter definição de objetivos: saiba o que é ESSENCIAL e queira o ESSENCIAL. Saber não é suficiente. É preciso querer.
2. Concentre toda a sua energia naquilo que você deseja  alcançar. Seja seletivo. Priorize as coisas, rejeite o ACIDENTAL.
3. “O homem vai longe depois de estar cansado”- Debret. Vá além do que você achou que era a sua capacidade de ir. Passe por cima do cansaço. Recomece!
4. Auto Disciplina - Seja disciplinado em função de seu objetivo.
5. Domine o comodismo fazendo uma relação (Check-list) do que deve ser feito e faça-o
6. Mantenha boa saúde física e mental
- A saúde física dói e a gente corre
- O perigo é a saúde mental - o perigo é o pessimismo, o negativismo
7. Faça exercícios
8. Faça periódica revisão de saúde
9. Saiba descansar e relaxar
10. Curta a Vida
11. Tome a iniciativa
12. Não espere muito
13. Arrisque a saída heróica
14. Faça, assuma, não se omita
15. Decida, faça, erre. Só não erra quem não faz
16. Preste atenção. Concentre-se
17. Tenha atenção controlada
18. Aprenda com os insucessos
19. Analise as causas e os erros cometidos
20. Forme um grupo. Tenha amigos
21. Desenvolva uma visão criativa
- Procure inovar
- Evite copiar
- Arrisque para conseguir algo novo
22. Administrar o Tempo  é viver. Viver é concentrar toda a inteligência e toda a vontade no que é ESSENCIAL no momento presente.
23. Seja entusiasmado com a vida
ENTUSIASMO =  “DEUS DENTRO”
Agir entusiasticamente. Entusiasmo é diferente de otimismo.
Otimismo é acreditar que vai dar certo.
Entusiasmo é ter Deus dentro da gente.  A capacidade de transformar a realidade.
24. Passe do plano do choro ao plano da ação.
25. Cada pessoa tem apenas que cumprir o seu papel para arruinar o mundo. Precisamos de pessoas que façam mais do que cumprir o dever.

“Pedí,  e   dar-se-vos-á;   buscai,   e   achareis;  batei  e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede,  recebe;  e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir päo, lhe dará uma pedra?” (Mt 7: 7-9)


Joaquim de Paula Rosa
Pastor. Membro da Igreja Batista em Porto da Madama, São Gonçalo, RJ.
Teólogo. Escritor. Intérprete da língua inglesa. Conferencista. Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Coordenador Geral da OMEBE – Ordem dos Ministros Evangélico no Brasil e Exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário