sexta-feira, 18 de março de 2016

EDUCAÇÃO CRISTÃ COMEÇA EM CASA

Uma das reflexões que precisamos fazer no contexto de nossa comunidade cristã atual é começarmos verificar como estamos conduzindo nossa Educação cristã hoje. Tenho constado que a igreja tem ficado com uma grande parcela dessa responsabilidade, porém, acredito que não deva ser assim, com isso não estou excluindo a missão da igreja, jamais; porém discutindo que a família inicialmente tem essa tarefa, e é isso que iremos refletir em nosso artigo. Quero destacar algumas razões dentro desta discussão. Vejamos:





1. A Educação Cristã começa em casa, devido ser no lar onde tudo se inicia.

A Bíblia recomenda segundo o texto sagrado de provérbio 22. 6 que há uma ordenança para os pais nessa instrução cristã, daí acredito que jamais devemos abdicar dessa responsabilidade; pois é no lar que nasce o aprendizado dos primeiros valores que acompanharão nossos filhos para toda vida. No antigo Testamento encontramos uma instrução bem própria para nossa assertiva, o texto está em Deuteronômio 11. 19 e 20 recomenda que os filhos devam ser instruídos, e essa instrução deve ser constante, diária e em todas as oportunidades. É preciso destacar que a palavra hebraica para "instruir" significa "dedicar", daí acredito que essa dedicação se inicia na família. Não podemos deixar que inicialmente a igreja cumpra essa função, como tem acontecido com a escola secular, que passou a ter responsabilidade neste contexto da sociedade capitalista onde os pais não têm mais tempo para seus filhos, porém como resultado a educação formal cada dia está precária e cheia de entraves. Pais devem assumir inicialmente tal tarefa, a igreja vai complementar essa formação cristã tão necessária à vida de cada crente. É preciso lembrar que como pais, temos uma grande responsabilidade de instruir nossos filhos na Palavra, e essa instrução deve sim começar no lar o primeiro lugar de formação do caráter daqueles que pomos no mundo; a igreja vem depois, e a mesma tem uma grande relevância nesse processo, porém nunca a primeira nessa instrução. Daí se queremos uma igreja forte e atuante, precisamos fortalecer primeiro nossa família.

2. Outra razão que destacamos está relacionada à formação individual de cada pessoa.

Ninguém aprende de maneira coletiva, antes de aprender individualmente, de internalizar aprendizados espirituais que formarão seu caráter cristão; daí reforço minha reflexão onde cada indivíduo deve buscar esse aprendizado, pois muitas vezes queremos receber tudo da igreja, queremos um culto que atenda todos as nossas expectativas, uma mensagem mais que completa, uma Escola Bíblica que nos assegure todos os aprendizados bíblicos onde em nosso lar deixamos de ler a Bíblia, estudar a lição da E.B.D, e realizarmos o nosso culto doméstico, práticas tão importantes na formação da vida cristã; é impossível que a Educação Cristã oferecida pela igreja funcione se assim pensarmos. O grande desafio é da família, se colocando nas mãos do Senhor e buscando sabedoria vinda do céu para instrução do lar e da formação do caráter cristão dos seus membros. Jamais devemos buscar um crescimento espiritual coletivo antes de fazer maneira individual, a família é a primeira célula de aconchego e de aprendizado, cabe aos seus membros desejar essa buscar que se inicia em sua vida devocional personalizada com Deus, e depois uma busca mais profunda onde são partilhadas lições que enriquecerão os demais componentes da família.

3. O aprendizado vem com o exemplo.

Quando me refiro a exemplo, jamais posso esquecer que ação vale mais que palavras, pois os filhos aprendem com o exemplo. Cabe aos pais além de instruir com palavras agirem de maneira coerente no seu lar para com os seus, e principalmente com as crianças que aprendem com os exemplos; infelizmente vivemos em uma sociedade incoerente, hipócrita, do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, essa é tónica do mundo atual. Educação cristã também é prática, é exemplo. Não podemos apenas ler a bíblia, ouvir mensagens inspiradoras ou lições riquíssimas ministradas na Escola Bíblica dominical sem vivenciarmos tal prática, que com toda certeza fará um grande diferencial na vida de toda família. O exemplo tem um valor imensurável, fortalece o discurso e dá respaldo para novos ensinamentos. Jesus em Mateus 7. 24 ensinou que a prática da palavra tem um valor importante, ao afirmar que aquele que pratica, constrói sua casa sobre um alicerce forte e jamais essa casa é destruída. O mestre sabia o que estava dizendo, pois a prática na visão de Jesus tem valor imensurável. Daí questiono: Como estamos ensinando aos nossos filhos? Em nosso lar? Em nossa família? Será que temos nos preocupado também com a prática? Creio ser esse o nosso grande desafio se quisermos de fato que nossa família seja instruída à luz da Palavra de Deus. Por fim, voltemos nossa preocupação com a família, com a educação da mesma, cumpramos inicialmente nosso dever que com toda certeza colheremos os frutos se assim agirmos e nossa família será uma benção nas mãos do Senhor.
Matosalém da Rocha Lopes
Pastor auxiliar da Igreja Batista na Estrada do Curado, Recife-PE. 
Graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Licenciado em História. Pós graduado em Ensino de História das Artes e das Religiões pela UFRPE. Facilitador em Capacitações na área de Liderança e cristã e secular e conferencista. Professor de História, Filosofia, Sociologia, e Ensino Religioso das séries do Ensino Fundamental e Médio. Pesquisador com pré-projeto e mestrado sobre missões indígenas, e pesquisador na área de Ensino Religioso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário