Os evangélicos
ganharam maior representatividade na população brasileira, conforme comprovam
os estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma vez
que tem crescido o número de membros nas igrejas. Por conta desse crescimento
faz-se necessário investir na educação dos novos crentes através da Educação
Religiosa Bíblica para que possam viver com parâmetros cristãos de conduta.
Vejamos uma definição de Educação Religiosa:
A Educação
Religiosa é o ministério docente da igreja, sob a égide do Espírito Santo,
compreendendo o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o
crente. A palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e
no programa de aprendizagem cristã. (DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO
BATISTA BRASILEIRA)
O
crescimento dos evangélicos brasileiros
O segmento
evangélico subiu sua influência de 2,6%, no Censo Demográfico de 1940, para
15,4%, no ano de 2000. O Rio de Janeiro e Rondônia tornaram-se os estados menos
católicos do Brasil. O aumento dos evangélicos ocorreu em todas as regiões do
país no período, com destaque para as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.
As regiões Sul e
Nordeste apresentaram menor crescimento. Entretanto, os procedimentos éticos e
morais dos que se dizem evangélicos no Brasil, muitas vezes, estão maculados,
conforme constantemente divulgam os meios de comunicação escritos e
televisivos. Existem evangélicos que dão péssimos testemunhos.
Em diversas partes
do Brasil, por mais de três décadas como Oficial do Exército Brasileiro percebi
que falta conteúdo bíblico nos recrutas evangélicos em Serviço Militar. À
semelhança do tempo do profeta Isaías, “mas Israel não tem conhecimento, o meu
povo não entende” (Is 1. 3).
A
necessidade da Educação Religiosa na igreja.
A Igreja possui a
missão principal de ir, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em
nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as
coisas que Jesus mandou (Mt 28.19,20). Em muitos casos as pessoas passam a
freqüentar as igrejas, mas não recebem um ensino adequado da Palavra de Deus.
Falta, portanto, a Educação Religiosa nessas comunidades cristãs.
O estudo das
tendências atuais do pensamento educacional é importante para a melhoria da
Educação Religiosa. A Palavra de Deus, no entanto, deve ser o conteúdo
essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem cristã.
Algumas novas metodologias para o crescimento da igreja estão ensinando que se
deve acabar, por exemplo, com a Escola Bíblica Dominical (EBD), que tem sido
substituída por cursos de discipulados e Escola Bíblica Avançada – voltada para
conhecimentos históricos, culturais, políticos e outros. Ou seja, a EBD seria
apenas um “canal de discipulado”. Entendo que esses assuntos de discipulado e
diversos poderiam ser ensinados em classes alternativas e temporárias da EBD
para os que participam dela. Mas nunca em substituição ao ensino da Bíblia na
Escola.
A EBD funciona
normalmente pela manhã, com o estudo da Bíblia de forma contínua, num currículo
que analisa toda a Palavra de Deus, normalmente, em sete anos. Isso recorda a
Bíblia quando ensina que: “Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de
cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos
tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu
Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para
todos ouvirem” (Dt 31. 10,11).
As sociedades
missionárias e as uniões de treinamento também são importantes para a Educação
Religiosa nas igrejas. Isso ocorre porque o trabalho em grupo é uma importante
técnica de ensino. Essas uniões possibilitam o emprego desse processo de
ensinoaprendizagem na Educação Cristã, pois dividem a igreja local por faixa
etária (crianças, juniores, adolescentes, jovens e adultos). Funcionam
geralmente antes do culto da noite, e realizam-se estudos temáticos para o
crescimento cristão no evangelismo, no louvor e em outras áreas.
A comunhão entre
os irmãos é outra relevante contribuição prestada pelas sociedades missionárias
e pelas uniões. Como todo ser humano é um ser social, a nossa alma é alimentada
pela saudável convivência cristã. Isso incentiva a fé em Deus (Sl 133 e Ef
4.1-16). As principais doutrinas bíblicas são estudadas e praticadas de forma
temática nesse modelo de Educação Religiosa. Isso ocorre com ensinamentos importantes
do Novo Testamento para a igreja, a saber: “a autonomia da igreja local”, “o
governo congregacional” e “o sacerdócio universal dos crentes”.
A Educação
Religiosa também possibilita o treinamento de novos líderes para a obra de
Deus. Muitos dos pregadores e palestrantes de renome do meio evangélico
brasileiro iniciaram e foram treinados nesse modelo educacional cristão. Assim,
a Educação Religiosa é a que ocorre no processo de ensino-aprendizagem das
próprias igrejas, com o emprego dos seus templos para a educação das
comunidades locais (REGA, 2004).
A
necessidade da Educação Religiosa na família
A sociedade
brasileira possui alguns novos modelos de organização familiar que não
favorecem a transmissão dos ensinamentos éticos e morais para a formação dos
filhos. Isso exige uma nova forma de relacionamento da Igreja com a
comunidade.Novas demandas, exigências e contradições entre valores foram se
impondo para a Educação Religiosa nos últimos anos.
Por isso a família
possui uma grande responsabilidade no ensino da Bíblia. O preceito divino
afirma: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as
ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo
caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6. 6,7). As famílias evangélicas
devem ser incentivadas para a realização dos cultos domésticos. Os pais devem
colocar à disposição dos seus filhos revistas, CDs, DVDs e vídeos bíblicos.
Existe um farto
material escrito e musical para os evangélicos do Brasil. Todas as oportunidades
devem ser aproveitadas para o aprendizado dos ensinos bíblicos. O livro de
Salmos ensina que o servo de Deus bem-aventurado “antes tem seu prazer na lei
do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite” (Sl 1. 1,2).
Considerações
Finais
Um dos objetivos da
igreja e da família deve ser a construção de uma Educação Religiosa que
expresse uma forma teórica ampla, a fim de reunir as várias tendências atuais
do pensamento educacional, dentro de um conteúdo com fundamento no processo
ensino-aprendizagem da Bíblia.
Os mestres e pais
evangélicos precisam complementar o sistema educacional eclesiástico que ainda
emprega métodos particulares de transmissão, baseados em fazer, repetir,
recitar, aprender e ensinar o que já está pronto. Além disso, devem acrescentar
o vivenciar da Palavra de Deus, por intermédio do fazer, agir, operar, criar,
construir a partir da realidade vivida por alunos, professores, família e
igreja no cotidiano da comunidade.
O Novo Testamento
indica que a Bíblia deve ser ensinada e segundo orientação do apóstolo Paulo:
“Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja
dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também” (Cl 4.16).
A Primeira Igreja
Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ) possui um estruturado Ministério de Educação
Cristã (MEC). Nos seus cento e vinte e quatro anos de existência é uma Educação
Religiosa que serve de referência para os evangélicos.
Referências
bibliográficas
CONVENÇÃO BATISTA
BRASILEIRA. Declaração doutrinária. Disponível em < http:// www.batistas.org.br/
> Acesso em: 22/02/2008.
MORIN, Edgard. Os
sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
MOLOCHENCO,
Madalena de Oliveira. Curso vida nova de teologia básica: Educação
Cristã. Vol. 8. São Paulo: Vida Nova, 2007.
NOGUEIRA, Maria
Alice; ROMANELLI, GERALDO; ZAGO, Nadir (Orgs.). Família e escola:trajetórias
de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes,2000.
PRIMEIRA IGREJA
BATISTA DO RIO DE JANEIRO (PIBRJ). Atividades. Ministério de Educação
Cristã (MEC). Disponível em <http://www.pibrj.org.br> Acesso em:
21/02/2008.
REGA, Lourenço
Stelio. Educação Religiosa: uma reflexão para os dias atuais. Palestra
realizada no 1ª Conferência sobre Educação Cristã da Convenção Batista Mineira
(2 e 3 de abril de 2004).
SPITZ, Clarice. Católicos
perdem espaço e evangélicos crescem entre 1940 e 2000, diz IBGE. Artigo
Publicado na Folha de São Paulo On Line, em 25/05/2007. Disponível em
<http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u135789.shtml > Acesso
em: 21/02/2008.
Djalma Alves
Cabral Filho, RJ
Coronel do
Exército, Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Especialista
em Educação (UFRJ), Mestrando em Ministérios (S. T. Betel-RJ) e Doutor em
Ciências Militares (ECEME). Membro da PIBRJ.
http://www.ufmbb.org
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