1. Algumas Definições:
"... a
Educação Religiosa é uma reverente busca dos processos divinamente ordenados,
pelos quais a pessoa se desenvolve à semelhança de Cristo - e o uso destes processos" (Harner).
"... a
Educação Religiosa é a transformação e o desenvolvimento da experiência do
aluno, de acordo com o sentimento vivo da realidade de Deus e de sua relação
com Ele" (Livro: Princípios e Métodos da Educação Religiosa – JUERP).
"... a Educação Religiosa é o processo
pelo qual a experiência, isto é, a própria vida da pessoa, se transforma,
desenvolve, enriquece e aperfeiçoa mediante sua relação com Deus, em Jesus Cristo "
(Gonzale Báez-Camargo).
“... a Educação
Religiosa é um processo dinâmico, para a transformação, libertação e integração
dos diversos segmentos evangélicos. Ela se dá na caminhada da fé e se
desenvolve no confronto da realidade histórica e atual com o reino de Deus,
num compromisso com a missão de Deus no
mundo, sob a ação do Espírito Santo, que
revela Jesus Cristo, segundo as Escrituras” (Anônimo).
2. Vejamos alguns aspectos do conceito acima citado:
a. A Educação
Religiosa é um processo dinâmico, para a transformação, libertação e integração
dos diversos segmentos evangélicos... A primeira idéia
implícita é que ela é dinâmica, viva, jamais estanque; que exige a participação
ativa e o envolvimento completo de todas as pessoas; que acontece em uma variedade
de situações concretas; que não se limita a espaços e programas determinados,
mas inclui também a família, a escola, o púlpito, as igrejas em geral, as
instituições e outros segmentos eclesiásticos ou não-eclesiásticos, que agem a
favor da dignidade humana.
O processo de que
estamos falando exige: comprometimento, envolvimento, avaliação permanente e aperfeiçoamento na
caminhada.
b. ...que se
desenvolve no confronto da realidade histórica e atual , com o reino de Deus...
Esta afirmação significa
que a Educação Religiosa não acontece no vazio. Ela deve atingir cada pessoa em
suas necessidades individuais e cristãs; ser força no meio da comunidade onde
congrega; ser propulsora da novidade de vida, para as pessoas, para os diversos
grupos evangélicos, para o povo de Deus.
Não é possível
desvincular a ação educativa dos acontecimentos ao nosso redor, das forças
econômicas, políticas, sociais, culturais e religiosas do país, do continente,
do mundo.
c. ...sob a ação
do Espírito Santo, que é reveladora de Cristo... A Educação
Religiosa é uma das dimensões fundamentais do ministério que o Senhor Jesus
entregou à sua Igreja. Como povo de Deus, a Igreja deve estar empenhada em
vivenciar o Reino dos céus na terra, cultuando a Deus, vivendo em comunhão,
proclamando o evangelho de Cristo, ensinando a verdade revelada e servindo à
humanidade no espírito de Cristo.
A igreja, corpo
de Cristo, é constituída por aqueles que aceitam a Cristo e, impulsionados pelo
amor, se comprometem a participar, colocando seus dons e ministérios a serviço da missão.
A Educação
Religiosa depende essencialmente da operação do Espírito Santo para alcançar os
seus objetivos. A presença e o poder do Espírito Santo na vida da pessoa, nos
diversos segmentos evangélicos, desafiam à ação.
d. ...conforme o
testemunho das Escrituras. A Bíblia, como registro da revelação de Deus aos homens,
é a fonte dos conceitos de Educação Religiosa. Ela objetiva a formação do novo
homem em Cristo, e esse homem deve ter caráter nitidamente cristocêntrico. A
relevância da Educação Religiosa está diretamente ligada à contextualização da
mensagem bíblica e ao seu relacionamento com a experiência quotidiana do
cristão, visando sempre dar-lhe condições de atingir a plena maturidade em
Cristo.
As Escrituras
Sagradas são o fundamento da fé, compromisso e ação. Elas registram as experiências objetivas e
históricas da ação de Deus, através das quais ele se revela. Tais relatos são
vivenciados e celebrados, e expressam o processo educativo do povo de Deus no
Velho Testamento e no Novo Testamento.
e. ...levando em
conta a pessoa e a comunidade... A Educação
Religiosa respeita e reconhece cada pessoa como filha de Deus, criada à sua
imagem e semelhança, amada, a tal ponto de ter enviado seu filho ao mundo, o
qual foi morto e ressuscitou, por amor a todos . “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.(3.16).
O reconhecimento
de todos os desprezados e marginalizados da sociedade, os explorados e
oprimidos por qualquer sistema é uma tarefa da Educação Religiosa.
A Educação
Religiosa parte de um conceito antropológico, fundamentado na Bíblia, de que o
ser humano é mordomo de Deus, o que implica sua liberdade e responsabilidade,
além da sua transcendência como criatura de Deus.
A Educação
Religiosa considera o ser humano dentro de uma visão realista da sua natureza
de pecador, que herdou uma condição de pecado e vive num ambiente dominado por ele,
dependendo da graça de Jesus para a sua conversão e crescimento até a plena
realização do seu ser. Sendo o homem um conjunto de potencialidades, a
aceitação da sua educabilidade é básica no processo do magistério da igreja.
A Educação Religiosa parte de uma visão
integral do ser humano, em que se torna imperativo não se separar a educação da
vida, a emoção do intelecto, o sagrado do secular, e que deverá considerar os
seguintes fatores: os estágios de desenvolvimento da personalidade humana; os
estágios do processo cognitivo; a natureza dinâmica do processo
ensino/aprendizagem e o significado da experiência religiosa de acordo com o
estágio evolutivo de cada indivíduo.
f. ...a Educação
Religiosa objetiva a transformação, a libertação... A Educação Religiosa tem por objetivo a formação de uma
consciência que oriente a conduta do cristão à luz da Palavra de Deus e
desenvolva o seu caráter, de modo a reproduzir nele o caráter de Jesus Cristo
na adoração, no comportamento ético em todos os aspectos do seu viver e na
submissão ao propósito redentivo do amor de Deus. “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que
Cristo seja formado em vós” (Gl 4.19).
A transformação
da pessoa em nova criatura e do mundo em um mundo novo, na perspectiva do reino
de Deus, são obra do processo educativo realizado por Deus em Cristo e continuada pela igreja, pela
obra do Espírito Santo. A transformação significa a libertação individual,
social e denominacional. Quem transforma, quem liberta, quem salva é Jesus
Cristo. Não é a denominação A, B ou C. À medida que os cristãos vão sendo
envolvidos no processo de transformação, eles crescem e se santificam.
O objetivo final
da Educação Religiosa é levar a pessoa a
alcançar a plena maturidade como ser humano, criado à imagem e semelhança de
Deus.
g. ...e a
capacitação de ambos, para um comprometimento com a missão de Deus no mundo. A Educação
Religiosa tem como base o conceito de que Deus se revela como verdade infinita
e que o ser humano é capaz de conhecê-lo em parte, mesmo que redentivamente.
Isso deve levar a pessoa humana a crescer na graça e no conhecimento de Cristo,
até alcançar o pleno conhecimento da verdade..
A missão é um
movimento de Deus em direção ao mundo (pessoas e comunidade). A iniciativa divina é oferecida ao povo de
Deus, como um desafio. A Educação Religiosa aceita esse desafio, em obediência
ao seu imperativo missionário.
“Ide por todo o
mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.16);
“...ensinando-as a guardar todas as coisas que
vos tenho ordenado...” (Mt 28:20).
O nosso modelo de
mestre é Jesus Cristo. Que coisas ele tem ordenado? Qual o significado dos
ensinos de Jesus Cristo? Sem dúvida é identificarmo-nos com ele e seu
ministério. É perceber quem são, em nossos dias, os pobres, os cativos, os
cegos, os oprimidos, os publicanos, os fariseus; é comer com os pecadores,
elogiar os “samaritanos”, integrar os marginalizados, denunciar os
“vendilhões”... (Uma pessoa que por qualquer valor renuncia as sua
convicções). É derrubar as fronteiras e alcançar todas as pessoas.
O comprometimento com esta missão implica envolvimento
integral da Educação Religiosa com a pessoa (com pessoas) e a vida
denominacional, ou seja, do nosso segmento evangélico.
É um compromisso
com o passado, nossa herança, com o presente, nosso grande desafio, e com o
futuro, as gerações que nos seguem. É a
uma Educação Religiosa desta natureza que a igreja se propõe.
Quando Jesus
disse: “... edificarei a minha igreja”
(Mt 16.18), ele não se referia a um prédio, nem a uma organização em especial,
mas evocava uma comunhão dinâmica e criadora de pessoas que haveriam de
aceitá-lo pela fé e provar lealdade aos seus ensinamentos através de suas
vidas.
Que podemos dizer
21 séculos depois? Forças revolucionárias sem paralelo operam no mundo hoje,
gerando rebelião, ódio, medo, tumulto, confusão, em busca de uma avaliação de
tudo quanto existe. A Igreja não escapa a esse fenômeno, quer seja considerada
no sentido universal, quer no sentido local. Não são poucos os que indagam:
“Terá a Igreja uma mensagem relevante para os nossos dias?” Ou: “Que podem as
igrejas fazer pela humanidade?”
É necessário,
portanto, que os membros compreendam claramente a natureza e a função da sua
igreja no mundo. Precisam saber quem são, conhecer o trabalho que devem
realizar e como realizá-lo, a fim de que a igreja reafirme a sua missão divina
no mundo e cumpra integralmente o propósito de Deus.
(Extraído com permissão do Módulo: Educação Religiosa I (Bases e Fundamentos da Educação Religiosa) - STEID – Seminário Teológico Evangélico Internacional a Distância)
Nenhum comentário:
Postar um comentário